POSICIONAMENTO QUANTO À EXECUÇÃO DE TESTES ALÉRGICOS INDISCRIMINADAMENTE

 28/08/2023

As alergias são reações adversas imunologicamente mediadas geralmente às proteínas presentes em alimentos, poeira doméstica, plantas, venenos de insetos, medicamentos, dentre outros agentes. Estima-se que 10 % a 12% da população sofra de alguma manifestação alérgica. Para as reações alérgicas que cursam com a produção de anticorpos da classe E específica ao alérgeno (sIgE), as chamadas hipersensibilidades do tipo I, é possível investigar e quantificar a presença destes anticorpos no sangue. Dentre as principais manifestações que podem apresentar aumento sérico de IgE específicas temos a asma, a rinite, a dermatite atópica e a alergia alimentar. No entanto, salienta-se que a presença isolada de IgE específica não diagnostica alergia. A presença de IgE específica em um teste de farmácia ou de laboratório, seja teste rápido ou de maior precisão, constata apenas a sensibilização alérgica. Nem todo indivíduo sensibilizado é alérgico, ou seja, tem sintomas de alergia. Esta condição causa muita confusão e é reforçada pelos diversos guias de abordagem diagnóstica e terapêutica de alergias no mundo todo.

Confira o material completo AQUI!


ASBAI PR

NOSSA MISSÃO

- Esclarecer para a comunidade científica e sociedade em geral, qual o papel do médico alergista e imunologista.

- Enfatizar a necessidade de conferir se o médico especialista possui registro de qualificação de especialidade (RQE) devidamente registrado no CRM e Título de Especialista conferido pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia e Conselho Federal de Medicina.

- Promover educação médica de qualidade tanto para os médicos associados, quanto para a sociedade. Marcelo Jeferson Zella Atual Presidente

 

Atendimento

Redes Sociais

      

Nacional

ASBAI

Afiliada

WAO