É com profunda tristeza e pesar que comunicamos a trágica notícia do falecimento do nosso querido amigo e colega, Prof. Dr. Marcus Maurer. Aos 58 anos, o falecimento de Marcus deixa um vazio insubstituível nos corações de seus entes queridos, da comunidade global da UCARE e dos inúmeros pacientes, cujas vidas foram transformadas por seu trabalho extraordinário.
Aqueles de nós que tiveram a sorte de trabalhar com Marcus se lembrarão de sua curiosidade sem limites, sua busca incansável por melhores tratamentos e sua paixão inabalável por ajudar os outros. Ele tinha uma habilidade única de se conectar com as pessoas em um nível pessoal, fazendo com que todos se sentissem valorizados e ouvidos.
Conseguiu criar e manter os especialistas em urticária do mundo inteiro como uma grande família. Organização e inteligência com tanta humildade e generosidade.
Marcus era mais do que apenas um cientista brilhante e líder no campo da pesquisa sobre urticária: ele era um visionário, uma luz guia para muitos de nós. Seu comprometimento em melhorar a vida de pacientes que sofrem de urticária e doenças relacionadas era profundamente pessoal.
Para Marcus, a ciência nunca foi apenas sobre dados ou teoria: era sobre as pessoas por trás da condição, os pacientes cujas vozes ele amplificou e cujo bem-estar impulsionou cada avanço.
Ele defendeu incansavelmente a pesquisa que trouxe esperança aos pacientes que frequentemente se sentiam incompreendidos e negligenciados, redefinindo os padrões de atendimento e melhorando a qualidade de vida de muitos.
Por meio de seu trabalho pioneiro na patogênese e tratamento da urticária crônica, Marcus mudou o cenário do atendimento ao paciente, abrindo novos caminhos para tratamentos que desde então beneficiaram inúmeros indivíduos ao redor do mundo.
Seu espírito de curiosidade, empatia e dedicação continuará a nos guiar em tudo o que fizermos.
Nossos sentimentos à família, amigos e a todos da comunidade da urticária durante este momento de grande tristeza e de uma enorme perda.
- Esclarecer para a comunidade científica e sociedade em geral, qual o papel do médico alergista e imunologista.
- Enfatizar a necessidade de conferir se o médico especialista possui registro de qualificação de especialidade (RQE) devidamente registrado no CRM e Título de Especialista conferido pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia e Conselho Federal de Medicina.
- Promover educação médica de qualidade tanto para os médicos associados, quanto para a sociedade. Marcelo Jeferson Zella Atual Presidente