O Dia Mundial da Esofagite Eosinofílica (EoE) visa a aumentar a conscientização sobre essa condição imunológica crônica e frequentemente subdiagnosticada.
Em linhas gerais, a EoE é uma doença alérgica crônica (de longa duração) que afeta o esôfago – o tubo que transporta a água e os alimentos que você ingere até o estômago. Quando você tem EoE, eosinófilos, um tipo de glóbulo branco, se acumulam no revestimento do esôfago. Alergias, principalmente a alimentos, causam esse acúmulo, que pode levar a inchaço, lesões e inflamação. Com a EoE, engolir pode se tornar difícil ou você pode sentir como se a comida estivesse presa na garganta.
O objetivo do Dia Mundial da Esofagite Eosinofílica é incentivar as pessoas a procurar aconselhamento médico para sinais como dificuldade para engolir ou refluxo persistente.
A EoE pode afetar significativamente a vida diária das pessoas com a doença. O diagnóstico precoce é fundamental para prevenir complicações a longo prazo.
Para saber mais sobre essa condição crônica, clique aqui.
(Informações: https://eoeday.org/ )
- Esclarecer para a comunidade científica e sociedade em geral, qual o papel do médico alergista e imunologista.
- Enfatizar a necessidade de conferir se o médico especialista possui registro de qualificação de especialidade (RQE) devidamente registrado no CRM e Título de Especialista conferido pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia e Conselho Federal de Medicina.
- Promover educação médica de qualidade tanto para os médicos associados, quanto para a sociedade. Marcelo Jeferson Zella Atual Presidente